domingo, 16 de junho de 2013

Trabalho final do grupo 1 turma 178

Este plano de aula foi reelaborado junto com os colegas Sílvia e Ednilson, com base no trabalho desenvolvido em encontro presencial, acrescentando um documentário que amplia os conhecimentos dos alunos.




Plano de Aula com Base na crônica Avestruz,de Mario Prata


Levando em conta o texto Avestruz de Mário Prata, pensamos em atender ao 6º ano do Ensino Fundamental.


Para ativação de conhecimentos prévios:


Promover uma atividade lúdica em que os alunos fariam uma espécie de STOP de pássaros, ou uma roda de nomes. Dava-se a letra e os alunos deveriam dizer o nome de um pássaro.Os que não soubessem, iam a cada rodada, ficando no ninho, ao centro da roda, mantendo contato com a brincadeira.


Leitura prévia:


Ao invés de propor uma discussão sobre o que o título Avestruz poderia dizer ao leitor, pensamos em uma dinâmica inversa. Os alunos leriam em grupos o texto Avestruz, no entanto, toda a vez em que a palavra aparecesse, utilizaríamos uma lacuna, de modo que os mesmos iriam tentar adivinhar através da elaboração de hipóteses, que palavra preencheria essas lacunas. A ativação de conhecimentos prévios sobre as aves pode ajudar na criação das hipóteses. Ao final da leitura, cada grupo escreve em um papel a palavra que acham que preencheria a lacuna.


Verificação de hipóteses:


O professor vai abrindo as hipóteses e, junto com os alunos, verificando a viabilidade de cada uma delas, levando em conta as descrições constantes no texto.


Localização de informações:


Depois de terem sido verificadas as hipóteses e chegado à conclusão de que se trata de uma Avestruz, os alunos devem grifar no texto partes descritivas que tragam características do animal em questão. 
Depois dos alunos terem grifado os trechos do texto A avestruz que abordam as características do animal, um documentário poderá ampliar os conhecimentos dos alunos.
Depois de assistir ao documentário, é possível estabelecer uma comparação entre as informações obtidas através do texto literário e do filme, observando diferenças e semelhanças.Em seguida, podem criar uma espécie de ficha descritiva com as características do animal de forma sintética.


Comparação:


Para se trabalhar o conceito de intertextualidade, ampliando as possibilidades de se fazer comparações, sugeriu-se que fosse trazido para os alunos o Filme: Os pinguins do papai. Essa história traz semelhanças com o conto no que diz respeito ao humor, à inadequação referente à adoção de animais não domésticos para viverem em casa. Os alunos podem, após terem assistido ao filme, fazer um quadro comparativo com semelhanças e diferenças.
Os alunos podem também trazer outras sugestões de filmes que tenham algum tipo de semelhança, como por exemplo, Beethoven, que retrata a vida de uma família inteiramente mudada por um cão enorme e atrapalhado.


Recuperação do contexto de produção:


A recuperação do contexto de produção se iniciaria pelo estudo da biografia do autor, Mario Prata, através de vídeo, leitura e discussão posterior.
Site oficial:
Entrevistas do programa do Jô:


A partir desse material, estabelece-se uma roda de conversa:
  • Por que ele escreveu? Que relação pode haver entre a história e as vivências do autor?
  • Para quem ele produziu?
  • Onde pode ser publicada a obra lida?
  • Qual a finalidade?



Réplica:
A partir das discussões, os alunos vão fazer uma pesquisa prévia sobre animais que seria inusitada sua presença em casa, verificando as características e anotando para a próxima etapa, que consiste na produção de uma crônica, levando em conta essas características estranhas ou inconcebíveis para um animal doméstico. Após produzirem o texto em grupos, mantendo um certo segredo sobre qual animal estão desenvolvendo o texto que, finalizado, poderá ser lido, seguindo o sistema de lacunas, fomentando o processo de se criar hipóteses de leitura.

Um comentário:

  1. Parabéns ficou muito bom.Fico feliz com o resultado que esta ação está proporcionando para a prática docente.
    Abraços
    Perla

    ResponderExcluir