segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pausa- por Onice


Texto: “Pausa” (Moacyr Scliar)
Público Alvo: 9º Ano               
1º Momento: Trabalhar o título do texto, deixar que os alunos digam o que significa a palavra “Pausa” (anotar na lousa).
2º Momento: Procurar o significado no dicionário (comparação) neste momento levantar com eles a questão do sentido conotativo e denotativo, textos literários e não literários.
3º Momento: Levantar hipóteses do assunto que será tratado no texto (colocar as ideias na lousa). Elencar com a questão “Este texto é literário ou não literário?”
4º Momento: Fatiar o texto em três partes e ler para eles apenas as duas primeiras partes, fazendo um paralelo com as ideias expostas por eles. (Comparação) (Decodificação e compreensão)
5º Momento: Pedir para que eles elaborem um final para o texto. Esta atividade será realizada em dupla.
6º Momento: Eles farão uma leitura compartilhada (capacidade de apreciação e réplica).
7º Momento: O professor vai ler o final do texto para os alunos e dialogar com os alunos à respeito da impressão obtida por eles e as expectativas à respeito do final.
8º Momento: Pedir para que eles façam uma comparação com algum filme ou música e passar para o aluno
Sugestões de filmes:
ü  “Todo Poderoso”;
ü  Shereck
9º Momento: Comparação do filme com o texto.
10º Momento: Pedir para que eles redijam um artigo de opinião dizendo “o que seria uma pausa para vocês?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário