Texto: “Meu primeiro beijo” (Antonio Barreto)
Público Alvo: 7º Ano e 8º Ano
1) Leitura Interpretativa (feita pelo casal mais “popular” da sala).
(Naturalmente eles vão recusar, então o professor perguntará: - Quem quer ler?)
2) Após a leitura interpretativa da dupla, o professor fará a leitura direcionada, pontuando a intertextualidade e a interdisciplinaridade com: ciências (gasto calórico do beijo) e educação física (metabolismo e a puberdade).
3) Em seguida ocorrerá a intertextualidade com as músicas:
ü Glamurosa (funk);
ü Capa de Revista;
ü Beijinho Doce (sertaneja);
ü Bonde do tigrão (funk)
Primeiro apresentam-se os funks e faz a pergunta: Quem vocês querem ser? (Para as meninas): As cachorras ou as glamurosas? (Explicar por quê?)
4) Propor um debate com o tema: O que significa um beijo para você? Qual o valor de um beijo?
5) Apresentar a música: João e Maria de Chico Buarque. Fazer uma breve explicação e perguntar para as meninas: É melhor ser a “Maria” da música ou as “Mulheres” do funk?
6) Para finalizar, passar um trecho do filme: “O último beijo”.
7) Qual o valor do beijo ontem e hoje? Por quê? Ou Como a mulher (a menina) é vista na sociedade?
Parabéns, adorei as situações de aprendizagem postadas por todos vocês.
ResponderExcluirAbraços,
Tutora Cíntia