sexta-feira, 7 de junho de 2013

SD (Sequência Didática) com base na crônica Avestruz, de Mário Prata

Em um dos encontros presenciais promovidos no decorrer do curso MGME (Melhor Gestão, melhor ensino) foi realizada uma oficina em que os professores presentes deveriam elaborar partes de uma SD, com base em um texto proposto para tal.

A crônica Avestruz de Mário Prata foi um dos textos propostos, juntamente com o artigo: Letramento e capacidades de leitura para a cidadania da professora Roxane Rojo- LAEL/PUC-SP, que trazia alguns aspectos sobre os quais uma aula de leitura deve incidir e se aprofundar.


Plano de Aula com Base na crônica Avestruz,de Mario Prata


Levando em conta o texto Avestruz de Mário Prata, pensamos em atender ao 6º ano do Ensino Fundamental.


Para ativação de conhecimentos prévios:


Promover uma atividade lúdica em que os alunos fariam uma espécie de STOP de pássaros, ou uma roda de nomes. Dava-se a letra e os alunos deveriam dizer o nome de um pássaro.Os que não soubessem, iam a cada rodada, ficando no ninho, ao centro da roda, mantendo contato com a brincadeira.


Leitura prévia:


Ao invés de propor uma discussão sobre o que o título Avestruz poderia dizer ao leitor, pensamos em uma dinâmica inversa. Os alunos leriam em grupos o texto Avestruz, no entanto, toda a vez em que a palavra aparecesse, utilizaríamos uma lacuna, de modo que os mesmos iriam tentar adivinhar através da elaboração de hipóteses, que palavra preencheria essas lacunas. A ativação de conhecimentos prévios sobre as aves pode ajudar na criação das hipóteses. Ao final da leitura, cada grupo escreve em um papel a palavra que acham que preencheria a lacuna.


Verificação de hipóteses:


O professor vai abrindo as hipóteses e, junto com os alunos, verificando a viabilidade de cada uma delas, levando em conta as descrições constantes no texto.


Localização de informações:


Depois de terem sido verificadas as hipóteses e chegado à conclusão de que se trata de uma Avestruz, os alunos devem grifar no texto partes descritivas que tragam características do animal em questão. Em seguida, podem criar uma espécie de ficha descritiva com as características do animal de forma sintética.


Comparação:


Para se trabalhar o conceito de intertextualidade, ampliando as possibilidades de se fazer comparações, sugeriu-se que fosse trazido para os alunos o Filme: Os pinguins do papai. Essa história traz semelhanças com o conto no que diz respeito ao humor, à inadequação referente à adoção de animais não domésticos para viverem em casa. Os alunos podem, após terem assistido ao filme, fazer um quadro comparativo com semelhanças e diferenças.
Os alunos podem também trazer outras sugestões de filmes que tenham algum tipo de semelhança, como por exemplo, Beethoven, que retrata a vida de uma família inteiramente mudada por um cão enorme e atrapalhado.


Recuperação do contexto de produção:


A recuperação do contexto de produção se iniciaria pelo estudo da biografia do autor, Mario Prata, através de vídeo, leitura e discussão posterior.
Site oficial:
Entrevistas do programa do Jô:


A partir desse material, estabelece-se uma roda de conversa:
  • Por que ele escreveu? Que relação pode haver entre a história e as vivências do autor?
  • Para quem ele produziu?
  • Onde pode ser publicada a obra lida?
  • Qual a finalidade?



Réplica:
A partir das discussões, os alunos vão fazer uma pesquisa prévia sobre animais que seria inusitada sua presença em casa, verificando as características e anotando para a próxima etapa, que consiste na produção de uma crônica, levando em conta essas características estranhas ou inconcebíveis para um animal doméstico. Após produzirem o texto em grupos, mantendo um certo segredo sobre qual animal estão desenvolvendo o texto que, finalizado, poderá ser lido, seguindo o sistema de lacunas, fomentando o processo de se criar hipóteses de leitura.


Esta pequena SD foi elaborada por mim, juntamente com o professor Edson, Lu Nakamuto e outros colegas em encontro presencial.

6 comentários:

  1. Deborah, é para postar a situação de aprendizagem no blog ou no fórum ? No caso eu vi que você já postou o seu, tenho um pronto, onde coloco o meu ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sílvia
    Eu coloquei este porque ninguém tinha colocado nada no fórum da disciplina, mas eu posso tirá-lo se decidirem trocar, sem problemas. Poste o seu no fórum 3 e o grupo decide qual vai ser colocado e, conforme as orientações dessa etapa, os demais colegas também podem sugerir mudanças na SD escolhida.
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  3. Oi Deborah não entendi porque postar no fórum 3, pois somos do grupo 1 ..

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sílvia
    Fórum 3 - grupo 1
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  5. Goste muita da SD do grupo e vou copiá-la para aplicar com as minhas 5ª séries! Valeu! Realmente, professor é gente que faz e muito bem feito!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Salete
    Seria legal se o pessoal do curso montasse um blog com link para todos os demais blogs.
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir