segunda-feira, 17 de junho de 2013

Avestruz - Plano de Onice


1º Passo: Leitura do texto com os alunos
2º Passo: Discutir com os alunos, informações relevantes sobre o animal “Avestruz”. (Imagens, Características, etc).
PS: Segundo a autora, uma das estratégias para compreensão, é a “Ativação de Conhecimentos de Mundo”, onde o aluno compartilha seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
. Checagem de hipóteses: Podemos ler o texto por partes, “parágrafos”, para que possamos descobrir ao longo da leitura, o desenrolar da historia. (Ex: O texto usado na palestra “Espírito Natalino”)
3º Passo: Discutir oralmente, para que possamos atender os alunos, que tenha alguma defasagem de ensino.
4º Passo: Pedir para que eles ilustrem, o texto, através de desenhos.

  • Texto: “Avestruz” (Mario Prata)
    Público Alvo: 6ª Série / 7º Ano
    Situação de Aprendizagem
    O professor apresentará o texto “Avestruz” em local visível a todos. Antes de lê-lo, perguntará:
    1)    Qual é mesmo o título do texto?
    2)    Sabem o que é avestruz? Já viram uma de perto? Conhece alguém que a tenha?
    3)    Pelo título, o que imaginam que vai acontecer, ou será contado?
    O professor lerá o texto para a turma, solicitando que todos acompanhem a leitura, fazendo com que leiam alguns trechos finais de frases (a intenção é não permitir desconcentração, colocando-os para serem atuantes, além disso, globalmente se notará quem sabe decodificar).
    Após a leitura, virão oralmente as questões:
     (Compreensão Textual)
    1)    Vocês já fizeram um pedido assim como o do garoto, tão diferente para ser um presente ganhado de alguém? Conhece quem tenha feito isso? O que foi pedido?
    2)    O que vocês imaginaram antes de ler a história foi confirmado?
    (Capacidade de apreciação e réplica do leitor)
    1)    Quem é o autor do texto?
    2)    O narrador da história relata algo que ele tenha vivido, participado direta ou indiretamente?
    3)    Mostrem algum trecho do texto que comprove a participação do narrador na história.
    O professor lerá para os alunos o texto “A incapacidade de ser verdadeiro” (Drummond). Após a leitura, indagará:
    1)    Os dois textos tem a mesma finalidade de apenas entreter (fazer graça)?
    2)    O segundo texto lido mostra que Paulo (o personagem) é muito criativo, vive no mundo da imaginação. E quanto ao garoto do texto 1, é parecido com Paulo?


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário